quinta-feira, 14 de junho de 2012

O CINEMA BRASILEIRO

DIA 19 DE JUNHO DIA DO CINEMA BRASILEIRO

O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização e expressão desde 1897. Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 110 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme . Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolve pouco mais de 2 mil salas, que vendem uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% são para filmes brasileiros. A produção nacional tem mantido uma média de 90 a 100 filmes de longa-metragem por ano, sendo que nem todos conseguem lançamento comercial.
Segundo o crítico e historiador Jean-Claude Bernardet, "não é possível entender qualquer coisa que seja do cinema brasileiro se não se tiver em mente a presença maciça e agressiva, no mercado interno, do filme estrangeiro."




HISTÓRIA 

O Começo 
A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie. Naquela noite, numa sala alugada do Jornal do Commercio, na Rua do Ouvidor, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles e retratando apenas cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa. Só a elite carioca participou deste fato histórico para o Brasil, pois os ingressos não eram baratos . Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto.
Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto (irmão de Paschoal) em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, desde os anos 1970, 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro. Hoje em dia, os pesquisadores consideram que os primeiros filmes realizados no Brasil são "Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara", "Chegada do trem em Petrópolis" , "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí" e "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama"

 curiosidade : Nas pesquisas sobre o Dia do Cinema Brasileiro , ele aparece comemorado em duas datas : 19 de junho e 05 de novembro,porém a maioria dos resultados apontam para 19 de junho ! 


Origem do Dia do Cinema Brasileiro
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho porque foi nesse dia que Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor brasileiro, chegou ao Brasil. Antes de pisar em terra firme, onde fez imagens da entrada da baía de Guanabara e foi então a primeira  filmagem em território nacional. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema.


O Cinema brasileiro cresceu muito e já ganhou diversos prêmios internacionais em festivais como de Cannes, Veneza e  Berlin , já foi em diversas vezes indicado ao Oscar, porém nunca ganhou uma estatueta. (Mas estamos na torcida !!! Somos Brasileiros e não desistimos NUNCA!)



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil   e  http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cinema-brasileiro/   Premiações : Os dados são do jornal O Estado de S. Paulo, 18-02-2008

Postado por Cássia (assist. Adm. Noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário